Currículo Profissional
Carmen Lucia Hussein é poeta e professora universitária de Psicologia Escolar.. Deu aulas em todos os níveis escolares. Foi professora na graduação nesta área e em cursos de Psicologia e Pedagogia. E na pós-graduação em Psicopedagogia. Ela é graduada em Pedagogia na U,S.P. É Mestre (CAPES) e, Doutora(CAPES) com Pós-doutorado (CNPq) nesta área no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.. Fez um curso de especialização na University of Wisconsin- Madison, nesta área

Realizou várias pesquisas que foram publicadas em revistas de Psicologia. Ela é autora dos livros “Psicologia do Brinquedo: Aspectos Teóricos e Metodológicos”, Edusp e Nova Stella, 1986,e “Leitura Crítica e Criativa: Ensino e Aprendizagem,, CBJE em 2008.. Tem 5 distinções internacionais nesta área. A sua linha de pesquisa é sobre o efeito do treino do ensino e aprendizagem de leitura crítica e criativa sobre a redação crítica e criativa em crianças e em universitários. Também realiza um estudo de reflexões sobre a criatividade e o ensino de redação de poesia para estudantes. Também considerações sobre o ensino da escrita de poesias e da redação crítica e criativa..É membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional(Abrapee-SP). Tem afinidade com a literatura e em especial a poesia tendo publicado vários livros e antologias desta escrita.


1. DADOS PESSOAIS

Nome: CARMEN LÚCIA HUSSEIN
Filiação: Francisco Tripodi e Thereza de Oliveira Tripodi
Naturalidade: Taubaté, SP.
Estado civil: Casada
E-mail:chussein8@gmail.com

Htpp:lattes.cnpq.br/5852483274992903
site www.carmenluciahussein.com.br

2. FORMAÇÃO

2.1 - Curso Universitário
  • 1980 - 1982 - Aluna regular do curso de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, em nível de Doutorado. São Paulo, SP.
  • 1979- Curso de especialização em Sistema Personalizado de Instrução na Uniiversidade de Wisconsin- Madison,Wisconsin
  • 1974 - 1978 - Aluna regular do curso de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, em nível de mestrado, SP.
  • 1964 - 1967 - Curso de Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP.

    2.2 – Curso Secundário
  • 1961 – 1963 – Escola Normal no Instituto de Educação “Monteiro Lobato”, Taubaté, SP.
  • 1957 – 1960 – Ciclo Ginasial no Instituto de Educação “Monteiro Lobato”, Taubaté, SP.

    2.3 – Curso Primário
  • 1952 – 1955 – Grupo Escolar Jacques Félix, Taubaté, SP

    2.4 – Títulos
  • 1983-1987-Estágio de Pós-Doutorado em Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem no Instituto de Psicologia da USP ,.Bolsista recém- Doutor dado pelo CNPq no projeto de pesquisa “Efeito do Método Remediativo de Compreensão Textual no Desenvolvimento de Leitura Crítica: Um Estudo Experimental com Universitários”, Bolsa Especial para recém-Doutores - Pesquisador II, nível C (Processo nº 30.0450/82) relativo ao período de agosto de 1985 a agosto de 1987 no P.S.E. do I.P.U.S.P. E também o Estágio de Pós-Doutorado nesta área como Bolsista recém-Doutor dado pelo CNPq no Projeto de Pesquisa “Teste de Procedimentos de Treino e Generalização de Leitura Crítica e Criativa: Um Estudo Experimental com Universitários” como bolsa de Pesquisador III-C, relativo ao período de julho de 1983 a julho de 1985 (Processo nº 30.1154/83).ao PSA do IPUSP
  • 1982 - Doutora em Psicologia do Escolar e Problemas de Aprendizagem no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Tese: “Leitura Crítica e Criativa: Teste de Procedimentos de Treino e Generalização - Um Estudo com Escolares da 5ª série”. Data: 19/11/82. Orientadora: Profa.Dra. Geraldina Porto Witter. Bolsa da CAPES, de março de 1980 a agosto de 1982.
  • 1978 - Mestre em Psicologia do Escolar e Problemas de Aprendizagem no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Dissertação apresentada: “Efeito da Mudança da Composição Sexual em Respostas de Crianças Pré-Escolares”. Data da defesa: 28/11/78. Orientadora: Profa.Dra. Edda Bomtempo. Bolsa da CAPES, de março de 1977 a agosto de 1978.
  • 1967 - Licenciatura e Bacharel em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo

    2. 5 - Distinções e Prêmios recebidos
  • 2017 - Troféu Machado de Assis como Honra ao Mérito Cultural dado pelo Núcleo de Letras e Artes de Lisbo em RJ em ján/17
  • 1988-“The world who’s who of women” publicada pela “International Biographical Centre”. Biografia publicada em 1988, 1ª edição e 11ª edição.
  • “International Leaders in achievement”publicada pela “International Biographical Centre”. Bio1988-grafia publicada em 1988, 1ª edição.
  • “International who’s who of professional and business women” publicada pela “International Biographical Centre”. Biografia publicada em 1988, 1ª edição.
  • 1988- Biography International - A memorial document on men & women of achievement & distinction. South - Asia Pub. Co. - vol. III/IV, 1988.
  • “5000 personalities of world” publicada pela “American Biographical Institute”. Biografia pu1987-blicada em 1987, 2ª edição.
  • 1985-Prêmio dado em 1985 pelo CNPq à autora para iniciar a carreira de pesquisador numa Universidade Publica enquanto teve Bolsa Especial recém- Doutor no PSA no IPUSP no período de julho de 1983 a julho de 1985 relativo ao Projeto de Pesquisa “Teste de Procedimentos de Treino e Generalização de Leitura Crítica e Criativa;Um estudo exerimental com Universitários ( o que não ocorreu )

    2.6 – Outros Cursos
  • 1o semestre de 1984 –Aluna ouvinte do curso de Pós-Graduação em “Metodologia da Pesquisa do Comportamento Verbal”, no Departamento de Linguística da FFLCH-USP – Profa. G.P. Witter.
  • 21 e 22/10/1987 – “A Universidade e as Novas Metodologias do Ensino/Aprendizagem”, ministrado pelo Dr. Lewis Elton e Dra. Patrícia Cryer (Universidade de Surrey, Inglaterra) na Fundação Armando Álvares Penteado..
  • 21/01 a 5/2/1974 – Extensão Universitária em Psicologia do Desenvolvimento no Instituto de Psicologia da USP – Profa. Dra. Melany S. Copit.
  • 7 a 18/1/1974 – Extensão Universitária em Psicologia da Aprendizagem no Instituto de Psicologia da USP- Professores Edda Bomtempo e Fernando Lomonaco
  • 1o e 2/12/1973 – Divisão de Assistência Pedagógica – Secretaria de USP-Psicologia da Aprendizagem--. Professores E. Bomtempo e Lomonaco
  • 2º semestre de 1971 – Aluna ouvinte da FFCL-USP, no curso de Psicologia. Disciplina: Psicologia da Personalidade II – Prof. Antonio P.R. Agatti.
  • 1º semestre de 1971 – Aluna ouvinte da FFCL-USP, no curso de Psicologia. Disciplina: Psicologia da Personalidade I – Prof. Antonio P.R. Agatti.
  • 2º semestre de 1968 - Aluna ouvinte na FFCL-USP, no curso de Pedagogia. Disciplina: Métodos e Técnicas em Pesquisas Pedagógicas – Prof. Mário Azanha
  • 1º semestre de 1968 – Aluna ouvinte na FFCL-USP, no curso de Ciências Sociais. Disciplina: Antropologia I – Professoras Gioconda Mussolini e Ruth Cardoso.
  • 2º semestre de 1965 – Aluna ouvinte da FFCL-USP, no curso de Ciências Sociais. Disciplina: Sociologia Industrial – Prof. Dr. Leôncio Martins Rodrigues.
  • 1º semestre de 1965 – Aluna ouvinte na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, no curso de Ciências Sociais. Disciplina: Sociologia II – Prof. Dr. Luís Pereira.
  • 1º e 2/12/1973-Divisão de Assistência Pedagógica –Secretaria da Educação. Disciplina: Formação Técnica em Instrução Programada – Prof. Luiz Carlos Tadeu Muraro..


    3. ATIVIDADES PROFISSIONAIS

    3.1 Centro de Tratamento de Dificuldades de Aprendizagem
  • Psicopedagoga de 1998 até a presente data.

    3.2 - Nível de Pós-Graduação
  • Universidade de São Paulo, - Bolsa recém-Doutor concedida pelo CNPq.ao PSE no Instituto de Psicologia, com o fim de desenvolver projetos de pesquisa em” Efeito do Método Remediativo de Compreensão textual no Desenvolvimento de leitura crítica: Um Estudo Experimental com Universitários”, com Bolsa de pesquisador II,nível C- no período de julho de 1987 a julho de 1987.
  • Universidade de São Paulo, - Bolsa recém-Doutor concedida pelo CNPq.ao PSE no Instituto de Psicologia, com o fim de desenvolver projetos de pesquisa em” Efeito do Método Remediativo de Compreensão textual no Desenvolvimento de leitura crítica: Um Estudo Experimental com Universitários”, com Bolsa de pesquisador II,nível C- no período de agosto de 1985 a novembro de 1985. 30/7/87.
  • Universidade de São Paulo-Bolsa -recém –Doutor pelo CNPq ao PSA no Instituto de Psicologia, com o fim de desenvolver projetos de pesquisa em Treino e Generalização de leitura crítica e criativa : Um Estudo Experimental com Universitários. Bolsa de Pesquisador, Nível III, nível I ,período sw sw\wnvei sw 1984 a julho de 1985.de julho de 1985 a dezembro de 1987.
  • Universidade de São Paulo, - Bolsa recém-Doutor concedida pelo CNPq ao PSA. no Instituto de Psicologia, com o fim de desenvolver projetos de pesquisa em” Teste de Procedimentos de Treino e Generalização de leitura crítica: Um estudo Experimental com Universitários”, com Bolsa de Pesquisador III-C no período de 01/7/83 a 30/7/85..
  • University of Wisconsin ,Madison-Departamento de Educação –Bolsa com projeto de pesquisa em´” Individualized Learning Systems”-Dr Klausmeier- em 1979
  • University of Wisconsin ,Madison-Departamento de Educação –Bolsa com projeto de pesquisa em´” Language and Cognitive Development-Dr Wilkinson-” em 1979
  • Universidade de São Paulo- Pós-Graduação no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Monitora no Curso: “Leitura: Bases Fundamentais e Aquisição”com bolsa de pesquisa, ministrado pela Profa. Dra. Geraldina P. Witter em 1980
  • Universidade de Taubaté-Planejou, Implantou e Coordenou a pós-graduação de Psicopedagogia de 1983 a 1984 e no 1º semestre de 1989.
  • Universidade de Taubaté-- Professora na pós –graduação em Psicopedagogia em “ Aprendizagem da Leitura: Desenvolvimento e Manutenção “ e “ Fundamentos em Psicopedagogia “ em 1989 a 1990
  • Universidade de Taubaté- pesquisadora com 12 horas na pós-graduação em Psicopedagogia para apoiar o projeto apoiado pelo CNPq “ Teste de Procedimentos deTreino e Generalização de leitura crítica e criativa : Um estudo Experimental com Universitários” no período de 1983 a 1984
  • Universidade de Taubaté-Professora na pós-graduação em Psicopedagogia em ” Distúrbios de Aprendizagem” , “Fundamentos de Psicopedagogia”, “Metodologia do Ensino Superior” em 1983 a 1984.

    3.3 - Atividades no Ensino Superior
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo –Curso da 3ª Idade-professora da disciplina- Criatividade em 1995
  • Pontifícia da Universidade Católica de Campinas - Pedagogia-Curso de Formação de Professores para Deficientes Mentais- professora de Psicologia Educacional I e II -1983.
  • Universidade Metodista de Piracicaba- Curso de Psicologia- professora na Psicologia da Educação de 1985 a 1986.
  • Faculdades Metropolitanas Unidas -Curso de Psicologia- -disciplina- Psicologia do Ensino em 1997. -disciplina Psicologia Diferencial em 1981 - disciplina Psicologia dos Processos Cognitivos em 1978.
  • Faculdade Paulistana de Ciências e Letras-Curso de Psicologia-professora em Psicologia Aprendizagem e Psicologia do Escolar e Problemas de Aprendizagem, 1976 a 1977.
  • Faculdade Senador Flaquer de Santo André-Curso Psicologia-professora na disciplina Psicologia Educacional em 1975.
  • Universidade do Vale do Paraíba- Curso Pedagogia- professora nas disciplinas: “Psicologia Educacional II e III””, e Psicologia do Ensino-1988.
  • 1992: Universidade Camilo Castelo Branco-Curso Psicologia – professora na disciplina “Psicologia do Escolar e Problemas do Escolar em 1992
  • Universidade de Santo Amaro(Unisa) – Pedagogia- disciplina Psicologia Educacional-1977
  • Instituto de Ensino “ Castro Alves ”-Curso de Formação de Administradores Escolares para professores primários na disciplina de Psicologia da Educação em 1970.

    3.4 – Atividades Didáticas em Escolas de 1º e 2º Graus
  • Colégio Vocacional Osvaldo Aranha- Orientadora pedagógica em 1970
  • Grupo Escolar Experimental Dr. Edmundo de Carvalho, São Paulo- professora do ensino fundamental- 3ª serie- 1969.
  • Movimento Paulo Freire de Alfabetização.( MOVE )- Professora de adultos semi ou analfabetos e coordenadora pedagógica no bairro de Lagoinha, Ubatuba e na cidade de Itariri de 1964 a1966.
  • Ensino Técnico Industrial do Instituto Tecnológico de Osasco -: Orientadora Pedagógica em 1971-1972.
  • Ensino Médio de Tauiva, SP-: Diretora efetiva , 1973
  • Ensino Fundamental Max Zedron, Osasco- Diretora efetiva -1973 a 1974.
  • Ensino Médio de Presidente Altino –professora na 1a série do Ensino Médio na Disciplina de Filosofia e na 8ªserie o ano do Ensino Fundamental na Disciplina de Matemática , Presidente Altino, Osasco em 1969.
  • Escola Fundamental Condessa Filomena Matarazzo – Disciplina: Matemática, na 5ª série em 1968.
  • Ensino Fundamental Antônio Inácio Maciel. -. Professora na 1ª e 5ª serie na disciplina de Ciências em 1967.
  • Ensino Fundamental do Educandário Duarte- professora na 3 ª e 4ª serie- 1965 e no período de 1970 a 1973..
  • Ensino Fundamental do “Prof.Adolfino Arruda Castanho “Rio Pequeno, São Paulo, SP, professora na 3 ª serie- em 1964..
  • Ensino Fundamental “ Thomazia Montoro “-do Bairro de Monte Kemel, São Paulo, SP, professora na 3 ª série .em 1966.
  • Ensino Fundamental Benedita Rezende,SP, professora efetiva na 1 ª série em 1968.

    4. ATIVIDADES DE PESQUISA

    4.1 - Pesquisas Realizadas
  • Hussein, C.L. 
    “Individualized Learning Sistem for Mathematics in public elementary school (4th grade)of Madison, Wisconsin”. Trabalho orientado pelo prof. Dr. Klausmeier no Departamento de Psicologia da Universidade de Wisconsin, Madison, Estados Unidos, 1979.
  • Hussein, C.L. 
    Relatório nº2 apresentado ao P.S.E. do I.P.U.S.P. e ao CNPq, em dezembro de 1986, quanto ao Projeto de Pesquisa citado no item acima, Bolsa especial para recém-doutores – Pesquisador II, nível C (Processo nº 30.0450/82) relativo ao período de dezembro de 1986 a julho de 1987 quanto ao ao Projeto de Pesquisa “Efeito do Método Remediativo de Compreensão Textual no Desenvolvimento de Leitura Crítica: Um Estudo Experimental com Universitários
  • Hussein, C.L. 
    Relatório nº 1 apresentado ao Conselho do P.S.E. do I.P.U.S.P. e ao CNPq, em novembro de 1987, Bolsa de Pesquisador Especial para recém-Doutor-quanto ao Projeto de pesquisa “Efeito do Método Remediativo de Compreensão Textual no Desenvolvimento de Leitura Crítica: Um Estudo Experimental com Universitários”, Bolsa Especial para recém-Doutores - Pesquisador II, nível C .ao período de agosto de 1985 a novembro de 1986 no P.S.E. do I.P.U.S.P.
  • Hussein, C.L. 
    Relatório nº 2 apresentado ao Conselho do P.S.A. do I.P.U.S.P. e ao CNPq, em julho de 1985, quanto ao Projeto de Pesquisa “Teste de Procedimentos de Treino e Generalização de Leitura Crítica e Criativa: Um Estudo Experimental com Universitários” como bolsa de Pesquisador III- relativo ao período de julho de1983 a dezembro de 1984.
  • Hussein, C.L. 
    Relatório nº1 apresentado ao Conselho do P.S.A. do I.P.U.S.P. e ao CNPq, em novembro de 1984, quanto ao Projeto de Pesquisa “Teste de Procedimentos de Treino e Generalização de Leitura Crítica e Criativa: Um Estudo Experimental com Universitários” como bolsa de 11 Pesquisador III-C, relativo ao período de agosto de 1984 a novembro de 1984 (Processo nº 30.1154/83)
  • Hussein, C.L. 
    Relatório nº 1 apresentado ao Conselho do P.S.A. do I.P.U.S.P. e ao CNPq, em julho de 1984, quanto ao Projeto de Pesquisa “Teste de Procedimentos de Treino e Generalização de Leitura Crítica e Criativa: Um Estudo Experimental com Universitários” como bolsa de Pesquisador III-C, relativo ao período de julho de 1983 a julho de 1984 (Processo nº 30.1154/83).
  • Hussein, C.L. et al. 
    “A influência da semelhança de origem na formação de amizades, em duas subculturas étnicas”. Orientado pelo Prof. Dr. G.J. Paiva, como trabalho de curso na Disciplina “Tendências do Equilíbrio em Subculturas Étnicas”, em 1980, no curso de Pós-Graduação do I.P.U.S.P
  • Hussein, C.L; Castro, M.L.U. & Gonzales, M.A. 
    “Remediação da articulação de uma criança através da modelação”. Orientado pela Profa. Dra. G.P. Witter. como trabalho de curso da Disciplina “Técnicas operantes para o Treino de Remediação Verbal”, em 1974, no curso de Pós-Graduação do I.P.U.S.P.
  • Hussein, C.L.;Barone L.C.. ; & Von Buettner, G.E. 
    “O efeito de três níveis de complexidade de crianças pré-escolares”. Orientado pela Profa. Dra. E. Bomtempo, como trabalho de curso na Disciplina “Psicologia do Brinquedo”, em 1974, no curso de Pós-Graduação do I.P.U.S.P.
  • Corresponsável de um levantamento a caracterização socioeconômica, educacional e de saúde na cidade de Bauru, SP, 1o semestre de 1968. A partir dos dados foi organizado o vocabulário básico (organização de slides) para a fase inicial de alfabetização de adultos. Este trabalho era da responsabilidade do Serviço de Educação de Adultos da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em cooperação com a Delegacia de Ensino de Bauru. Foi usado o Método Paulo Freire.
  • Corresponsável de um levantamento para a caracterização socioeconômica, educacional e de saúde na cidade de Itariri, SP, em julho de 1965. A partir dos dados foi organizado o vocabulário básico (organização de slides) para a fase inicial de alfabetização de adultos. Este trabalho era de responsabilidade do Movimento Estudantil (M.O.V.E.) e foi usado o Método Paulo Freire
  • Auxiliar de Pesquisa da Tese de Doutoramento da Profa. Maria Amélia Goldberg. “Epsat – Teste de habilidades e aptidões para a Engenharia e Ciências Físicas: normas para uma população”, 1967


    5. PUBLICAÇÕES

    5.1 - Publicação de Divulgação Ampla
  • Hussein.C.L.(2017) 
    Avaliação da Produção Científica sobre ensino de redação criativa para escolares no PsychNET(1996/2016).Trabalho em andamento
  • Hussein(2017).
  • Consideraçoes sobre o ensino de redação criativa para escolares.Trabalho em andamento..
  • Hussein.C.L.(2017) 
    Avaliação da Produção Científica sobre redação de poesia para escolaresno PsychNET (1996/2016). Trabalho que foi enviado para a Revista Psicologia, Ciência e Profissão que será enviado em abril de 2017..
  • Hussein,C.L.(2017)
    Reflexões sobre a criatividade e ensino de redação de poesia para escolares que foi enviado para a Revista de Psicopedagogia que será publicado em julho de 2017.
  • Hussein.C.L.(2014) Sobre a Poesia.
    Publicado na Revista Tãmises,vol 9 ,40-44
  • Hussein C.L.( 2014)
    Leitura Criativa: análise da produção ( PsychINFO- 2002/ 2009) . Brazilian Educational Technological: Research and Learning,vol 2, n.1, p. 20-36
  • Hussein.C.L.(2012)
    Leitura para universitários: Avaliação da produção no PsychINFO (2008/2011). Bol. Acad. Paulista de Psicologia.V.32, nº 832, p. 471-488 .
  • Hussein.C.L.(2011) 
    Avaliação da Produção sobre Leitura Crítica no PsychINFO (2002/2008). Revista de Psicopedagogia , 28 ( 85 103-113 
  • Hussein,C.L. (2011) 
    Leitura Compreensiva e Leitura Crítica em universitários .Revista .Tâmises,vol 9,40-48
  • Hussein,C.L(2009) 
    Avaliação de Modalidades de Treino de Leitura Compreensiva e Leitura Crítica ::um estudo com universitários Psicologia Escolar e Educacional “vol. 12, 401-411
  • Hussein.C.L(2008) 
    “Eficiência de um treino de Leitura Crítica em pós –graduandos de diferentes áreas.”Psicologia ,Ciência e Profissão “vol.28, 794-805
  • Hussein, C.L.(1999) 
    “Treino e generalização de leitura crítica e criativa: um estudo experimental com universitários” “Revista de Estudos de Psicologia” da PUCCAMP, vol. 16, nO 2, 16-27. 13
  • Hussein, C.L.(1992) 
    “Leitura crítica e criativa: teste de seqüências de treino em escolares de 5ª série”
    Revista de Estudos de Psicologia”. Revista do Instituto de Psicologia da PUCCAMP, vol 9, nº 2, 39-53
  • Hussein, C.L(1987). 
    “Leitura crítica: revisão do conceito
    Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada”. Fundação Getúlio Vargas, vol. 39, 108-15.
  • Hussein, C.L.(1986) 
    “Teste da eficiência da generalização do procedimento de treino de leitura crítica e criativa em alunos da 5ª série “Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada”. Fundação Getúlio Vargas, vol. 38,120-7
  • Hussein, C.L(1985). 
    “Leitura criativa: ensino e aprendizagem”.
    Boletim da Associação Estadual de Psicopedagogos” de São Paulo, ano 4, nº9, 45-51
  • Hussein, C.L.(1984) 
    “Leitura criativa: revisão do conceito
    Boletim da Associação Estadual de Psicopedagogos” de São Paulo, ano 3, nº6, 5-10,
  • Hussein, C.L.(1984) 
    “Leitura crítica: ensino e aprendizagem”. -I Encontro Interdisciplinar de Leitura, Universidade Estadual de Londrina, 157-70,
  • Hussein,C.L. & Bomtempo, E.(1983)
    “O efeito de tipos de brinquedos sobre o uso simples e combinado de estímulos em crianças pré-escolares”. Psicologia, Ciência e Profissão,3(2): 45-56
  • Hussein, C.L. & Gonzales, M.A.(1977)
    “Aplicação de um sistema motivacional na revisão da letra cursiva em um adulto”.
    Boletim de Psicologia, XXIX, 72-3
  • Belém, A.M.; Hussein, C.L.; Von Buettner, G.E.; Gonzales, M.A.(1976)
    “Comparação entre quatro métodos de ensino de conceito”.
    Boletim de Psicologia, XXVII, 70-71, 1976

    5.2 - Livros Publicados
  • Hussein,C.L.(2008) 
    Leitura Crítica e Criativa:Ensino e Aprendizagem,RJ:CBJE

    5.3 - Capítulos de livros
  • Hussein, C.L(1986). 
    “Efeito de tipos de brinquedos na interação social de pré-escolares”, in C.L. Hussein; E. Bomtempo & M.A.T. Zamberlan.“Psicologia do Brinquedo: Aspectos Teóricos e Metodológicos”. EDUSP e Nova Stella, 71-92.
  • Hussein, C.L.; Bomtempo, E. & Zamberlan, M.A.T.(1986)
    “Variáveis que influenciam o comportamento de brincar”, in C.L. Hussein, E.Bomtempo & M.A.T. Zamberlan.“Psicologia do Brinquedo: Aspectos Teóricos e Metodológicos”. EDUSP e Nova Stella, 39-70.
  • Hussein, C.L.(1986) 
    “Comportamento Social e Brinquedo”, in C.L. Hussein; E. Bomtempo & M.A.T. Zamberlan. “Psicologia do Brinquedo:Aspectos Teóricos e Metodológicos”EDUSP e Nova Stella, 29-38.
  • Hussein, C.L. & Bomtempo, E.(1986)
    “Brinquedo: Conceituação e Importância”, in C. L. Hussein, E. Bomtempo & M.A.T. Zamberlan. “Psicologia do Brinquedo: Aspectos Teóricos e Metodológicos”. EDUSP e Nova Stella, 17-28


    6. Publicação de divulgação restrita
  • Reflexões sobre a criatividade e o ensino de redação de poesias para os escolares.
    XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional -Abrapee-2017 na Universidade da Bahia em 27 setembro de 2017
  • Avaliação da Produção Científica do ensino de redação de poesia no PsychNET( 1996/2006). XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional -Abrapee-2017 na Universidade da Bahia em 27 setembro de 2017.
  • Reflexões sobre a criatividade e o ensino de redação de poesias para os escolares.
    XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional e 37th Annual Conference of the International School Psychology-Abrapee-2015
  • -Leitura Criativa: análise da produção ( PsychINFO -2002/ 2009)
    XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional e 37th Annual Conference of the International School Psychology-Abrapee-2015
  • Livro –Leitura Crítica e Criativa: Ensino e Aprendizagem,RJ,CBJE,2008.
    I Fórum Mundial de Educação , Literatura e Inclusão Social ( Troféu” Pensando a Educação”), realizado pela Abrasa e UNEB em Salvador- Bahia em 21 a 23-5-2015
  • –Reflexões sobre a criatividade e o ensino de poesia para escoares
  • -Leitura para universitários: Avaliação da produção ( PsychoINFO (2008/2011 )
    XI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional-Abrapee-2013
  • Resenha-Avaliação de Produção sobre Leitura Crítica no PsychINFO-.
    X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional-Abrapee-2011
  • Eficiência de um treino de Leitura Crítica em pós-graduandos de diferentes áreas
    IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional-Abrapee-2009
  • -”Avaliação de treino de leitura compreensiva e crítica :estudos com universitário
    IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional-Abrapee-2009
  • -“O brinquedo e as diferenças culturais: Revisão da Área”.
    II Seminário Regional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada - Região Sudeste - “Educação, Crise e Mudança” - USP, Faculdade de Educação de 27 a 29/04/87 - p. 241-2.
  • “As implicações educacionais do ensino e aprendizagem de leitura crítica”.
    3º Seminário: A didática em questão na Faculdade de Educação da USP, 42, realizado em 2006.
    Reflexoes obre o ensino de de poesia para escolares.que será enviado ao. Revista Tâmises da ALGRASP em vol(1) pag.30-34 em São Caetano do Sul.em dez/17.
    -E ainda no Jornal Experimental da ATL de Taubaté on-line e impresso em ag/17
    27/02/85.
  • “Leitura criativa: ensino e aprendizagem”.
    III Encontro Nacional de Prática de Ensino na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no dia 28/02/85.
  • “Leitura crítica e criativa: teste de procedimentos de treino e generalização: um estudo com escolares de 5ª série”. (Com G.P. Witter).
     35ª Reunião anual da SBPC, Belém, PA, 838, 1983
  • “Leitura crítica e criativa - um estudo com escolares da 5ª série
    Encontro Nacional de Prática de Ensino na Faculdade de Educação da USP, 139-40, nos dias 21 a 24/02/83.
  • -“O efeito de tipos de brinquedos sobre o uso simples e combinado de estímulos em crianças pré-escolares”. (Com E.Bomtempo)
    .33ª Reunião anual da SBPC, Salvador, BA, 814, 1981.
  • ”O efeito da mudança da composição sexual em respostas de pré-escolares face a duplas de brinquedos”. (Com E. Bomtempo).
    XVIII Congresso Interamericano de Psicologia, República Dominicana, 1981

    7. SEMINÁRIOS
  • Mesa redonda sobre “Leitura crítica e compreensão”. Tema apresentado “Leitura crítica: ensino e aprendizagem”, Universidade Estadual de Londrina, em maio de 1984.
  • Seminário sobre “Leitura crítica: e criativa”, para o Grupo de Ensino do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, em 9/11/1982.
  • Conferencista “Aprendizagem da leitura”, no Instituto Paraibano de Educação, em João Pessoa, patrocinado pela Fundação Projeto Rondon, de 20 a 22/10/1982
  • Seminário sobre o “Efeito do Tipo de brinquedo sobre a interação social de pré-escolares”, no curso de Psicologia do Brinquedo I, do curso de Pós-Graduação do IPUSP, ministrado pela Profa.dra. Edda Bomtempo, em novembro de 1978.
  • Seminário sobre o “Efeito do tipo de brinquedo sobre a interação social de pré-escolares”, no curso de Psicologia do Brinquedo I, do curso de Pós-Graduação do IPUSP, ministrado pela Profa.dra. Edda Bomtempo, em novembro de 1977
  • Seminários realizados na primeira semana de março de 1968, promovido pelo Serviço de Educação de Adultos (S.E.A.) em cooperação com a Delegacia de Ensino de Bauru, que versava sobre a importância do ensino do adulto analfabeto e caracterização do meio social, econômico e educacional e de saúde deste tipo de aluno, da importância de se conhecer o meio social, econômico, educacional e condições de saúde para o levantamento do vocabulário básico pelas professoras da rede publica
    Publicações de estudos sobre Aprendizagem de leitura , ensino de poesia e reflexões sobre poesia em 2 livros de resumos (on-line), 41 Revistas e Jornais impressos e on-line e 15 no Site Literário da autora
  • Resenha-Resenha-Reflexões sobre a criatividade e o ensino de redação para escolares-
    XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional -Abrapee-2017 na Universidade da Bahia em 27 setembro de 2017
  • Resenha-Avaliação da Produção Científica do ensino de redação de poesia no PsychNET( 1996/2006). XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional -Abrapee-2017 na Universidade da Bahia em 27 setembro de 2017
  • Hussein(2016)
    Resenha-Leitura e ensino de redação de poesia para escolares
    -. Que está no seu site literário
    -Apresentado no livro de resumos no XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional e 37th Annual Conference of the International School Psychology-Abrapee (on –line)-em 24-6-2015 na Universidade Mackenzie.em 2015
    -Apresentado no livro de resumos no XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional e 37th Annual Conference of the International School Psychology-Abrapee (on-line ) em 24-6—2015 na Universidade Mackenzieem 2015
    -Publicada no Boletim” Experimental da ATL em Taubaté em jul /agos de 2015 ,Set/ Out de 2015 e nov/dez de 2015..
    -divulgada na Fenix -revista eisFluências – Fenix editora em Portugal (PT) e nos países lusófonos em abril de 2015.
    -Pub
    Resenha-A Importância e a Natureza da poesia publicada -O Escritor- Jornal da União Brasileira de Escritores/ nº 137 - março de 2017
    Resenha-Reflexões sobre a criatividade e o ensino de redação de poesia para escolares no Jornal O Escritor em maio de 2017
    - A mesma resenha foi publicada na Revista Divulga Escritor da Lusofonia em jul/17
    -”Resenha-A importância da Poesia publicada no Boletim” Experimental da ATL em Taubaté em jul /agos de 2017 ,..
    -Resenha A importância da Poesia divulgada na Fenix -revista eisFluências – Fenix editora em Portugal (PT) e nos países lusófonos em julho de 2017.
    -Resenha A Natureza da da Poesia divulgada na Fenix -revista eisFluências – Fenix editora em Portugal (PT) e nos países lusófonos em julho de 2017.
    -A mesma resenha foi publicada na revista Cultural Milados de Diáspora lançada no X Encontro Moçambicano de Diáspora em Lisboa em julho de 2017
    -”Resenha-A Natureza da Poesia publicada no Boletim” Experimental da ATL em Taubaté em jul /agos de 2017.
  • Hussein(2017)- Resenha Poesia: Sua Natureza
    _ -Publicada no face book da autora
    -Divulgada na Revista Divulga o Escritor da Lusofonia em abril de 2017.
  • Hussein(2015)
    -Considerações sobre a Leitura Crítica
    - .Que foi publicada na revista do Tâmises, em dez/16na ALGRASP em São Caetano do Sul.
  • Hussein(2014)
    Resenha –“ Leitura Criativa: Análise da produção
    -“divulgado na revista eisFluencia da Logos-Fenix em Portugal e nos países lusófonos (PT) em 15-10- 2016.-..
  • Hussein(2014)
    Resenha-” Sobre a Poesia”
    - publicada na revista eisFluência ( P T) divulgado em Portugal e nos países lusófonos em agosto de 2014.
    -Publicado na Revista do Clube dos Escritores de Piracicaba publicada em abril de 2014
    -” divulgada no .Tâmises,vol 9,40-44 no ano 2014
    -E também está no seu site. Literário
    - publicado na Antologia XIII Premio Cultura Nacional em dez/13.
    -.E também está no seu site literário.
    -” publicada no Jornal Diário da Região. Osasco em 2013.
    - publicada no Jornal Jaguaré.SP em setembro de 2013.
  • Hussein(2014)
    Resenha-Dificuldades de Aprendizagem-Conceito
    -. Que está no seu site literário
    -. E publicada na revista Tamises em dezembro de 2014 na ALGRASP em São Caetano do Sul
    -.E também foi publicada na revista on-line eisFluência em junho de 2016,em Lisboa,Pt e países lusófonos.
    - E no Jornal Jaguaré em junho de 2014
    -Publicado no Jornal Experimental-on-line em Taubaté 2015
    -Publicado na revista eisFluência ,Lisboa,Pt e países lusófonos.em out/nov de 2016.
  • Hussein(2014)
    Resenha -Tratamento de Diculdades de Aprendizagem.
    - Publicada na revista Tamises em dezembro de 2014 na ALGRASP em São Caetano do Sul.
    - E no Jornal Jáguaré em julho de 2014.
    - Publicada no Jornal Experimental-da ATL de Taubaté em agos/14-
    -Publicado na revista eisFluência, Lisboa,Pt em out/nov de2016
  • Hussein,C.L.( 2011 e 2014)
    Resenha- -Leitura Compreensiva e Leitura Critica em universitários publicado
    - publicado impresso na revista .Tâmises,9 ,pag 40-48 – dez/14.
    - .E que está também no seu site literário
  • Hussein,C.L.( 2008 e 2014)
    Resenha-Estudo -Leitura Criativa : Ensino.
    - Que está no seu site literário.
  • Hussein,C.L.(2008 e 2014)
    Estudo-Leitura Crítica : Definição,
    - Que está no seu site literário
  • Hussein,C.L.( 2008 e 2014)
    Resenha- Estudo- Leitura Crítica: Ensino ,
    - Que está no seu site literário
  • Hussein(2016)
    Resenha-Considerações sobre o ensino de Leitura Crítica
    -. Que está no seu site. .
    -E ainda no Jornal Experimental da ATL de Taubaté - on-line e impresso no final de 2016.
    -Publicada no jornal O Escritor (UBE_SP) no final de 2016..
  • HusseinC.L.(2014)
    Resenha-Eficiência do Ensino de Leitura Crítica em universitários de diferentes áreas.
    - Está no seu site literário
    -.E que foi divulgado no Jornal Experimental da ATL de Taubaté on-line em ago/16
  • Hussein,C.L(2014)
    Resenha -Análise da Produção sobre Leitura Critica..
    - Que está no seu site literário.
    - Publicada na revista eisFluência da Fênix em fevereiro de 2016,
    - Ainda publicado no Jornal da UBE(SP)on-line em dez/6.7. -
    -.E ainda no Jornal Experimental da ATL de Taubaté on-line e impresso em nov/16..
  • Hussein,C.L(2016)
    Resenha-Análise do Leitor Universitário
    - que está no seu site literário
    -E também foi publicada na revista eisFluência da Fenix em abril de 2016
    -.E também na Revista impressa Tamises-Vol 2,pag 35-40 da ALGRASP de São Caetano do Sul em dez/16

    8. Trabalhos em andamento
    Hussein.C.L.(2017) 
    Análise da produção científica sobre o e o ensino de redação criativa no PsychNET(1996/2016) para os escolares. Trabalho em andamento.
  • Hussein,(2017)
    Considerações sobre o ensino de redação criativa para escolares Trabalhos em andamento.

    9. Orientações de Pesquisas de Pós-Graduação
  • Oliveira, M.A.C. & Souza, N.A.
    “Avaliação da eficiência de um treino de remediação em leitura: um estudo de caso”. Publicado, na Revista Estudos de Psicologia da PUC de Campinas,vol.6,n 2,agosto-dezembro1989, na Revista 99-104
  • Abreu, M.S.G.; Guimarães, M.L.; Oliveira, A.C. & Souza, N.A.
    “Aplicação de um sistema motivacional na remediação de leitura: um estudo de caso”.
    Boletim da Associação Estadual de Psicopedagogos” de São Paulo, ano 5, nº 10, 36-41, abril de 1986.

    10. PARTICIPAÇÃO EM BANCAS
  • Mello, M.T.O.P.
    “Estudo psicolinguístico de dois materiais de leitura de história do Brasil, quanto aos aspectos vocabular e figurativo”.
    Indicada como parte da Banca Examinadora da Tese apresentada à F.F.L.C.H., da Universidade de São Paulo, como um dos requisitos para obtenção do grau de Doutor em Lingüística, apresentada em 20/11/86
  • Cárnio, M.S.
    “Desenvolvimento da estrutura frasal a nível de escrita em deficientes auditivos”.
    Pré-requisito da dissertação de mestrado, do programa de estudos Pós-Graduados em “Distúrbios da comunicação” da Universidade Católica de São Paulo, em 26/11/85

    11. APROVAÇÃO EM CONCURSOS PÚBLICOS
  • Concurso Público de Títulos e Provas para o provimento de professora na área de Psicologia Educacional no Departamento de Educação, na UNESP, em Rio Claro, realizado em 30, 31/5 e 1º/6/1990. Classificada em 2º lugar.
  • Concurso Público de Títulos e Provas para provimento de professor na área de Psicologia do Desenvolvimento no curso de Psicologia, na UNESP, em Bauru, realizado em 21/04/89. Classificada em 1º lugar.
  • Concurso Público de Títulos e Provas para o provimento de professor na área de Psicologia, na Academia da Força Aérea (Ministério da Aeronáutica), em Pirassununga, SP., realizado em março de 1986. Classificada em 4º lugar.
  • Diretor do Ensino Secundário - 1970.
  • Magistério Médio do Estado de São Paulo - 1969, na área de Educação.
  • Professora Primária do Estado de São Paulo - 1964.

    12. Línguas Estrangeiras
    Inglês –Fala, Escreve razoavelmente
    Tradução em inglês-Ótimo.
    Espanhol e Francês-Bom

    13. Considerações sobre a sua docência e pesquisa
    A ênfase nesta apresentação recaiu nos aspectos relacionados com minha vivência em termos de ensino e pesquisa. Ao longo desta experiência, de um modo geral, sempre me interessei em conhecer melhor o processo ensino e aprendizagem de modo que todos os alunos aprendessem, o que me incentivou a conhecer mais a psicologia do ensino e aprendizagem. Assim, desenvolvi por alguns anos um trabalho em redação criativa (temas abstratos ) com o aluno de periferia. Usei também muitas estórias infantis e fazia uso de dramatização dessas estórias, que tinham sido anteriormente adaptadas ao nível desse aluno. Portanto, adquiri ampla experiência na área de educação e ao mesmo tempo estimulou-me a buscar respostas para as questões e os problemas levantados pela pratica. Isso me levou a fazer a pós- graduação em busca de maior fundamentação e de instrumental para a ação. Além disso, esta vivência vem sendo útil como enriquecimento de minhas aulas no curso superior.

    Os meus cursos versaram sobre as diferentes concepções teóricas do processo ensino e aprendizagem, a relação e a sua contribuição para a sala de aula. Assim teve como objetivo: o domínio de conceitos, o conhecimento da complexidade, a amplitude, a contradição da área de estudo e a análise crítica desse processo. Ainda trataram sobre as áreas de aplicação da aprendizagem, tais como aprendizagem e criatividade, aprendizagem verbal, aprendizagem e ambiente social, dificuldades de aprendizagem, tecnologia de ensino e modificação de comportamento ( social, verbal e leitura).

    A minha motivação e dedicação à pesquisa está em aprofundar a questão da curiosidade quer na sua fase inicial como em fases posteriores de vida. Assim, foi tratada e comprovada a importância do brinquedo como material que estimula a curiosidade e a criatividade que poderão possibilitar a aprendizagem e o desenvolvimento de várias habilidades, que poderiam ser pré- requisitos fundamentais para a fase inicial da aprendizagem da leitura. Também tenho estudado o ensino de leitura crítica e criativa e escrita criativa em crianças e universitários. Ainda foram feitas reflexões sobre a leitura criativa e redação de poesia.

    Assim o meio utilizado mais frequentemente para desenvolver o processo ensino-aprendizagem nas escolas é o professor usar a palavra e que existe aqui quase um mutismo dos alunos nos diferentes graus escolares. ( Hussein,2007) .Vários autores afirmam que as escolas americanas enfatizam mais a memorização de respostas do que a orientação de processos e métodos de chegar a respostas bem fundamentadas. Applegate et al,( 2002 ),que é um crítico do sistema educacional americano considera que os tipos de perguntas feitas aos alunos estão mais orientadas no sentido do que devem responder nos testes e a ênfase está colocada na reprodução de textos.

    Encontrou-se o predomínio dos temas de leitura seguida de escrita criativa mais do que temas sobre a leitura criativa, num levantamento bibliográfico no PsichInfo (2002/2009) realizado por Hussein (2014). O que justifica essa tendência encontrada é a conclusão de Labuda (1985) ao afirmar que “a leitura criativa e a escrita criativa podem não ser habilidades separadas”. Este mesmo autor conclui que “em alguns programas inovadores, a escrita criativa é apresentada como correlacionada à leitura criativa”. Assim, Groeben (2001) considera que “a leitura produz estímulos para a criação e que a escrita criativa é produção subsequente”. Este quadro evidencia a necessidade de maior esclarecimento dessas habilidades.

    Alguns estudos foram realizados em nosso meio sobre o ensino de leitura criativa e redação criativa. Assim, a pesquisa realizada por Hussein (2008) mostrou o efeito de um treino de leitura criativa sobre a redação criativa em crianças de 5ª série, e que apresentou diferenças significantes para este grupo em relação ao grupo de controle. Hussein (1999) também procurou demonstrar, usando estudantes universitários de Psicologia, a eficiência do treino de leitura criativa sobre a redação criativa em relação ao grupo que não recebeu esse treino. Foi encontrado que o grupo que recebeu o treino de leitura criativa apresentou melhor desempenho nesta habilidade

    Desse modo pretendo manter o conhecimento da relação ensino-aprendizagem no contexto socioeconômico brasileiro tanto a partir da sala de aula para o desenvolvimento de tecnologia de ensino como na continuidade da temática de pesquisa sobre a aprendizagem e ensino de leitura crítica e criativa, redação criativa, e também ensino de redação de poesia para escolares.

    Pode-se, portanto concluir que é relevante elaborar considerações sobre esta área e que é uma tarefa difícil, complexa e que este ensino tem as habilidades difícil de serem definidas. Houve até esta ocasião poucos estudos a respeito destes temas. E que encontrou-se porém a carência de trabalhos posteriores sobre estes temas elaborados por aqueles que gostam e apreciam esta área. escrita, criticidade e criatividade.

    Finalmente, elaborar considerações sobre esta área é uma tarefa difícil e complexa. Encontrou-se, porém, a carência de pesquisas sobre esta área, o que evidencia que se precisa de trabalhos posteriores sobre o tema, elaborados por aqueles que gostam e apreciam esta área..

    14. Outras produções
    - Artística
    Carmen Lúcia Hussein é poeta e professora universitária. Doutora e com Pós-doutorado em Psicologia Escolar no Instituto de Psicologia na Universidade de São Paulo. Tem 20 livros sendo 1 livro traduzido em inglês, francês, espanhol e italiano. E 2 outros apenas em espanhol .Publicou 132 Antologias tendo 71 no exterior sendo 41 em países lusófonos e 15 em países latinos. 41 nos países lusófonos e 15 nos países latinos. Pertence a Academia (7) ) e Associações (3) Internacionais - Membro do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa -PT
  • Círculo Internacional de Escritores da Espanha  Academia de Letras e Artes Valparaiso; - Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Buenos Aires;
  • Divine Académie Francaise des Arts Lettres et Culture-Paris -Embaixadora - Academia de Letras do Brasil- Suíça
  • Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciência , Letras e Artes – Coninter-
  • Sociedade dos Poetas del Mundo -Santiago  Associazione Culturale Internazionale Mandala- Milão;
  • World Poetry Society - Canadá.; Pertence a 11 Academias Nacionais. como::Academia de Artes de Cabo Frio(RJ), Academia de Estudos e Pesquisas Literárias( RJ);Academia Luminescência Brasileira-(Araraquara); Clube dos Escritores de Piracicaba; Academia Taubateana de Letras (SP); Academia de Ciências ,Letras e Artes de Vitória((ES) ; Academia de Letras, Música e Artes de Salvado (Ba) ; Academia de Letras e Artes de Goiás Velho(Go) ; Academia de Letras Teófilo Otoni(MG); Academia Mineira de Belas Artes(MG); Academia de Letras e Artes de Fortaleza (Ce). Participa em 3 Associações Literárias Nacionais como a UBE(SP) ,Rebra(SP), Literarte (RJ.)

    Alguns livros estão divulgados em português e espanhol em Lisboa e em Santiago de Compostela,.Galícia. Publicou 165 poemas em 98 revistas e jornal sendo que 128 poesias em 67 jornais e revistas nacionais E 47 poesias divulgadas em 38 revistas e jornais no exterior. Publica na revista eisFluência,-Fenix,Lisboa,Pt; E noa Revista Varal do Brasil em Genebra e no Jornal Cultive em Genebra .E no Jornal Jaguaré (SP),na Revista do Clube de Escritores –(Piracicaba), no “O Experimental”- (Taubaté) e no JornalSalvador,(Bahia).. Publicou poemas no site (72),no blog(50) e no face book(14).

    Prêmios nacionais e no exterior recentes: Premio Melhores do Ano pela Literarte em jul/17 em Florianópolis . Prêmio “As Melhores Obras deste Século” dado a poesia (Ser Objeto”) pela Rebra sendo que ela participou na Antologia comemorativa de 18 anos em mar/2017.. Medalha de Confreira da Cultura Coninter Artes. em dez/2016..Prêmio Machado de Assis de Honra ao Mérito Cultural pelo NLAL – Lisboa – P t em jan/ 2017.. Altas Insígnias outorgadas pela Divine Académie (Paris)- Grande Embaixadora em abr/ 2016..Menção Honrosa dada a Poesia (Eternidade) no III Prêmio Varal do Brasil em Genebra. em nov/15. Prêmio Excelência pelo CMED e CIEE em Diáspora em jun/14.

    Alguns livros foram lançados:
  • na Livraria Cultura (2007;2008;2010;2012)
  • na Bienal do Livro de SP (2014;) e no RJ (2015)
  • na Feira de Frankfurt ( 2014; 2017)
  • no Salão do Livro de Genebra (2015)
  • no Salão de Paris (2015).
  • no Salão do Livro em Turim (2016),
  • no Pavilhão das Nações em Milão( 2016)
  • na 22ª Feira do Livro de Praga (2016),
  • na Feira Literária de Culturas Lusófonas em Caminha-Pt (2017)
  • Salão do Livro de Lisboa-Pt (2017)
  • Bienal de Culturas Lusófonas em Odivelas-Pt (2017).
  • Participa na Enciclopédia de Artes Contemporâneas Lusófonas da Literarte divulgada em Lisboa 2014;; na II Enciclopédia Internacional da Literarte ( Português /italianol) divulgada em 2015; na Enciclopédia bilíngue da Literarte (português/espanhol) em 2017 na Bienal de São Paulo; na I Enciclopédia de Escritores Brasileiros Contemporâneos (português /italiano/inglês feita pela ACIMA-Milão que será divulgada na Itália e nos países Europeus em 2017. Entrevista feita pela ACIMA em Milão em 2017 e. pela Revista Divulga Escritor da Lusofonia em 2017.

    Thereza Oliveira Ribeiro que é a sua mãe teve a influencia nela por ser poetisa e escreve-la.. Carmen Lúcia tem poesias com temática diversificada como amor, perda, saudades,. meditativas, religiosas, critico-sociais e de natureza. Tem ainda poesias expressas de modo lírico. Algumas delas tratam da fragilidade humana, da finitude da vida, do efêmero e da eternidade. As suas poesias meditativas realizam reflexões sobre a existência humana e o seu sentido. Ela expressa temas profundos e existenciais e trata dos dramas e incertezas da vida na sua obra que denota um lado humanista subjacente que é a filosofia existencialista (cristã ou não). A sua poesia é simples, melódica e sincera.

    Nasceu em Taubaté e mora hoje em São Paulo. Seus livros estão á venda na Livraria Cultura e reeditados na Amazon. O seu site é www.carrmenluciahussein.com.br.
     
  •