Outros olhares
Sobre a poesia da autora

Pretendeu-se aqui apresentar reflexões sobre a poesia de Carmen Lúcia Hussein, e trazer algum esclarecimento aos leitores doas suas poesias

Carmen Lúcia Hussein tem poesias com temática diversificada como amor, perda, saudades, meditativas, religiosas, critico-sociais e da natureza. Tem ainda poesias expressas de modo lírico. Algumas delas tratam da fragilidade humana, da finitude da vida, do efêmero e da eternidade. As poesias meditativas realizam reflexões sobre a existência e buscam o seu sentido.. A autora expressa temas existenciais e profundos de existir. A poetisa trata das incertezas e dramas da vida na sua obra. Os seus poemas denotam um lado humanista subjacente. Os filósofos em que se baseia são os filósofos existencialistas (cristãos ou não) . A sua poesia é simples, melódica e sincera.

Deve- se acrescentar que, o poeta Ferreira Gullar afirma que “A poesia é um difícil ofício de expressar a vida, naquilo que ela tem de belo e dramático”. Portanto, parece que este autor enfatiza a inspiração dos poetas, que se dá através da experiência e vivência da pessoa quanto aos seus dramas, as questões culturais e ao meio que são expressas com beleza. Assim, Carmen Lúcia realça em suas poesias quase os mesmos aspectos apontados nas reflexões deste autor.

Assim, esta poetisa coloca como essencial, o aspecto psicológico, que pode levar ao autoconhecimento e a uma vida interior que Rilke(1987) considera importante na criação poética. Assim, esta poetisa expressa na sua obra poética emoções, desejos, necessidades e valores pessoais.

As poesias de Carmen Lúcia são baseadas nas suas experiências de vida e realidade que a circundam. Elas expressam o que a poeta vê, sente e pensa. Assim, Labecca afirma “que os seus poemas têm uma forma , singela, simples e melódica.” Também, Martins coloca “que os seus versos podem, sem qualquer restrição, serem classificados como “verdadeira poesia”. E ainda, Dulce Helena Batista dos Santos diz que” ela trata de temas nobres e profundos da vida.” A poesia é para a autora do texto uma forma de expressar as emoções e sentimentos, o encanto e a delicadeza das palavras , buscando o sentido da vida.

O escritor, poeta e editor Mário Scherer da Real Academia de Letras considera “que Carmen Lúcia Hussein é uma artífice da palavra!” “Continua dizendo “que mais do que isso: uma poetisa ao qual se soma uma profunda conhecedora da alma humana, já que em seus poemas multifacetados encontramos toda uma gama de emoções que compõe o nosso quotidiano, como o amor, a dor, o encanto do encontro, a dor da subtração e da perda, lembranças, saudades, enfim, da vida com suas cores e suas dores.” 

O escritor e editor acima considera que a poeta Carmen Lucia expressa em seus poemas a beleza, a harmonia, a simplicidade e as questões profundas da existência. Deste modo “este autor considera Carmen como “Poeta Maior” já que ela “ expressa a beleza , a harmonia e o simples em sua poesia.

Já a poeta Gioconda Labecca, afirma que Carmen Hussein “perscruta a alma humana para desvendar os segredos e mistérios do ser humano na vida”. Coloca que a poetisa “trata das coisas simples e fala do amor e solidariedade humana”. Diz “ainda que sua poesia crítico social é uma denúncia das questões sociais do mundo contemporâneo” Conclui “afirmando que a” “sua poesia é simples, melódica e sincera.

Segundo a poeta e filósofa Dulce Batista Santos o estilo de Carmen” é claro e conciso.” A sua poesia” é “delicada e trata das questões existenciais” Ela afirma que a “sua filosofia subjacente é o Humanismo e o Existencialismo ateu e cristão” “.Essa filosofia tem como centro a preocupação com o homem e não com uma verdade que o excluiria das indagações.”” É uma relação entre a Metafísica , que é o saber que questiona o que é a existência e o humanismo

Luís Carlos Martins escritor e editor da CBJE conclui que os “Os versos de Carmen Lúcia Hussein podem, sem qualquer restrição, serem classificados como “verdadeira poesia “.” Eles se notabilizam e tratam de temas nobres, densos e expressam os dramas da vida.” O autor acima afirma que a poeta Carmen é uma “das mais atuantes autoras brasileiras contemporâneas nesta editora sendo marcante a sua presença nas séries antológicas e livros publicados neste país “Vale a pena ler !

Os livros encontram-se na Livraria Cultura - www.livrariacultura.com.br e foram reeditados em e-book pela Amazon