Reflexões sobre a criatividade e o ensino de redação de poesia para escolares.
A importância do ensino de escrita de poesia serão apresentados a seguir os diversos passos para o ensino da redação desta habilidade e reflexões sobre a educação deste tema. O ensino de poesia deve usar questões de alto nível propostas por Bloom (1997) na fase inicial e a seguir e utilizar estas questões para dar um treino de redação crítica e criativa como atividades preliminares para o ensino de escrita de poesia.

A seguir são propostas por Sak(2004) que existem três aspectos do comportamento do professor que podem influenciar o ensino de pensamento criativo na sala de aula. O primeiro aspecto é o professor ser um modelo para que os alunos se desenvolverem. O segundo aspecto é a atmosfera em sala de aula criada pelo professor que conduzisse o processo de criatividade . O terceiro aspecto apontado é o esforço do professor em recompensar e dar o feedback para as atividades instrucionais .Estes três aspectos podem refletir na personalidade do aluno como a abertura intelectual do processo criativo dos escolares e os pré-requisitos do conhecimento que são necessários para o ensino da escrita de poesia pelo professor quanto ao ensino da escrita de poesia.

A leitura de literatura é importante para os estudantes desenvolverem a o ensino e aprendizagem da escrita de poesia .E que a leitura de poesia e de estórias são os pré-requisitos para o ensino de redação de poesia pelos alunos e que deve levar a obter a familiaridade e as informações que incentivam a criação de poesia sendo que els são o gênero mais popular usado quando as crianças necessitam de hábitos de leitura. (Xerri.2013).

Bloom( 1997) afirmou que o uso de questões divergentes podem levar os alunos a fazerem reflexões sobre um tema, que é central uso de questões divergentes podem levar os alunos a fazerem reflexões sobre um tema, que é central no processo de aprendizagem porque permitem os alunos a desenvolverem sentimento, valorização e percepção de si mesmo.

Neste sentido foi encontrada a pesquisa de campo brasileira sobre o ensino de poesia aplicada feita por Bragotto (1994).Esta autora realizou o uso de poesia sobre a aquisição desta habilidade Ela encontrou a obtenção dos resultados que demonstraram o aumento significante da criatividade verbal, da atitude positiva frente à poesia e da expressão poética, no grupo experimental em relação ao grupo de controle. Os dados sugeriram que houve um aumento da motivação dos estudantes e dos professores na análise qualitativa. E que houve melhoria significante na expressão da poesia e que na qualidade poética ou conteúdo não houve modificações significantes entre os grupos usados...

Portanto, pode-se afirmar que as questões divergentes podem ser usadas na leitura critica e criativa e suas respectivas redações para a o incentivo de expressão poética. Desse modo, os estudos acima podem usar na fase inicial, estas estratégias para estimular a redação poética seguida por uma fase posterior de ensino de redação de poesia tanto na sua expressão poética como no seu conteúdo. Evidenciou-se que o uso inicial destas estratégias facilitou a criação da expressão desta criação.
Em seguida foram dadas sugestões, conselhos e recomendações por alguns estudiosos e educadores sobre o ensino e a aprendizagem da escrita poética para os escolares como Rilke ( 1984) ;Perry ( 2006 ); Patterson e Patterson (2005) ;Hughes(1996) ;Sak ( 2004).

Alguns programas ou exercícios foram realizados por autores como Tucker(1997) e Green( 2007) para o ensino de poesia para os alunos Todavia houve predomínio de estudos teóricos do que pesquisas de campo. E que quase não houve a verificação do efeito do ensino de redação de escrita de poesia para escolares.

Portanto, pode-se finalizar concluir conforme Hussein (2017) ao fazer z uma revisão bibliográfica nos últimos 20 anos aqui e no exterior sobree reflexões sobre este tema concluio que os alunos leem pouca poesia em casa e na escola ,que os professores não conhecem como ensinar e a natureza dela, E que a pratica dos professores para o treino de poesia não está baseada em pesquisas ,que há evidências que apoiam a eficácia do seu ensino quanto a forma e não ao conteúdo sendo que porem o seu ensino beneficia os alunos Também que foram achados poucos estudos sendo que houve o predomínio de trabalhos teóricos do que os de campo e que houve carência de pesquisas neste tema o que sugere a necessidade de trabalhos posteriores sobre este tema.

Referências Bibliográficas
Bampi M. L. F. (1995). Efeitos de um Programa para desenvolvimento da criatividade na escrita. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas.
Bragotto, D. (1994). Programa Experimental para o Desenvolvimento da Expressão Poética em Adolescentes. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas.
Condemarin, M. e Chadwick, M. (1987). A escrita criativa e formal. Porto Alegre: Artes
Hussein, C. L. (2008). Leitura Crítica e Leitura Criativa: Ensino e Aprendizagem. Rio de Janeiro: CBJE.
Hussein(2017) Reflexões sobre a criatividade aobre o ensino de redação de poesia para escolares. Será publicado na Revista de Psicopedagogia em julho de 2017